Efetuar Login   

  1. Apresentação da Ferramenta PampaPlusnet
  2. Programa de Avaliação PampaPlus
  3. Metodologia Utilizada
  4. Dados Disponíveis
  5. Índice Geral de Classificação - o Índice de Qualificação Genética PampaPlus (IQG)
  6. Característica Avaliadas Para a Composição do Índice
  7. Demais Características e Medidas Contidas no Relatório
  8. Resumo das Avaliações 2017
  9. Como Participar

Apresentação da Ferramenta PampaPlusnet

O PampaPlusnet é uma ferramenta web desenvolvida com intuito de auxiliar na coleta e armazenamento das informações relacionadas ao Programa de Avaliação Genética PampaPlus, fruto do trabalho em parceria entre Associação Brasileira de Hereford e Braford, Embrapa Pecuária Sul, através do Laboratório de Bioinformática e Estatística Genômica, e a empresa de consultoria WebRural. Essa ferramenta on-line entrou em operação em 2015, depois de um ano de fase de testes, ficando disponível aos usuários do programa de avaliação.

O objetivo desse sistema foi agilizar o cadastramento das informações geradas a partir dos dados coletados a campo quanto as escriturações zootécnicas e avaliações genéticas dos bovinos da raça Hereford e Braford para serem enviadas ao setor de registro genealógico e ao programa de avaliação genética PampaPlus. O sistema é um repositório dos dados do banco de registro genealógico da ABHB e todas as informações são atualizadas automaticamente do banco de dados da ABHB para o PampaPlusnet e vice-versa. Desta forma, o usuário tem acesso aos dados de todos os animais de sua propriedade e também de todos os machos ou fêmeas presentes no banco de dados da ABHB, passíveis de serem touros pais ou matrizes doadoras. O criador pode cadastrar e acessar as informações dos seus animais, registrados ou não, de qualquer computador, tablet ou smartphone que possua acesso à internet.

Opções Disponíveis no PampaPlusnet

  • Consultar todos os dados de animais de sua propriedade com opção de exportação para planilha Excel
  • Gerar catálogo, em formato PDF ou Excel, de animais pré-selecionados em que o criador escolhe quais DEPs deseja apresentar;
  • Cadastrar os Comunicados de Cobertura das Fêmeas por Estação de Monta de sua propriedade junto ao setor de registro da ABHB;
  • Ativar touros pais ou mães doadoras para torna-los disponíveis no cadastro de coberturas;
  • Cadastrar grupos de reprodutores múltiplos junto e torná-los disponíveis no cadastro de coberturas;
  • Cadastrar receptoras de sua propriedade registradas ou não;
  • Cadastrar os Comunicados de Nascimentos dos produtos e enviar para o setor de Registro Genealógico da ABHB, tornando-os imediatamente disponíveis para cadastro das avaliações fenotípicas à desmama e/ou ao sobreano;
  • Cadastrar transferência de propriedade de animais que será submetido a aprovação do setor de registro genealógico da ABHB antes de efetivado;
  • Submeter notas fiscais de aquisição de sêmen e embriões através da ferramenta (upload de notas fiscais) para arquivo no setor de registro da ABHB;
  • Cadastrar as avaliações fenotípicas realizadas ao Desmame e ao Sobreano dos animais que possuem registro genealógico, também daqueles que não se enquadram para registro ou mesmo aqueles que ainda não foram registrados;
  • Consultar protocolos de cadastramento, consultar ou ativar touros pais ou mães doadoras;
  • Consultar Sumários de touros ou touros jovens on-line, onde constam as DEPs de todos os touros avaliados no PampaPlus.
  • Todas estas opções podem ser acessadas no menu da tela inicial do sistema a qualquer momento.


    Ferramenta PampaPlusnet - Desenvolvido por:

    Laboratório de Bioinformática e Estatística Genômica
  • Fernando F. Cardoso;
  • Marcos Jun-Iti Yokoo;
  • Rafael Martins Alves;
  • Willian Domingues Coelho;
  • Henry G. de Carvalho

  • Embrapa Pecuária Sul BR 153 Km 603 - Bagé/RS - Brasil


    Web Rural Consultoria Agropecuária
  • Fernando Lopa -Analista de Sistemas


  • Programa de Avaliação PampaPlus

    O PampaPlus é o Programa de Avaliação Genética Oficial da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), analisado pela Embrapa com a tecnologia de melhoramento animal mundialmente reconhecida, disponibilizado aos associados, que visa analisar o desempenho genético dos rebanhos e fornecer aos criadores, através da utilização da informática e ferramentas de ágil manuseio que os permitam direcionar seus trabalhos de melhoramento, fazendo com que alcancem seus objetivos com maior rapidez e eficiência.

    O programa foi desenvolvido em parceria com a Embrapa Gado de Corte de Campo Grande/MS, através da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental, com suporte técnico do Geneplus , e com a Embrapa Pecuária Sul de Bagé/RS.

    Através da coleta das informações de desempenho e avaliações visuais dos animais das propriedades participantes do PampaPlus, somados as análises de parentesco, são calculados valores genéticos e índices para indicar ao criador quais as vantagens obtidas em usar determinado reprodutor ou matriz.

    As propriedades participantes estão situadas em diversas regiões do Brasil, e também no Uruguai, sendo os animais avaliados de forma conjunta sob diferentes condições de clima, alimentação e manejo, sendo esta a grande vantagem de se selecionar pelo valor genético de um animal, provenientes de diferentes rebanhos.

    A filosofia PampaPlus visa maior interação dos participantes em prol da evolução das raças Hereford e Braford no Brasil. Para isso, estimula continuamente o aprendizado dos criadores e técnicos, exercitando a padronização da coleta e envio dos dados e a aplicação correta dos conceitos de melhoramento genético.

    Esperamos com isso que ao adquirir um reprodutor avaliado pelo PampaPlus estará se comprando/utilizando um animal cujos seus índices de desempenho foram medidos sob os mais diferenciados sistemas de produção, isto é, um animal capaz de se desempenhar bem no sistema de produção do comprador.



    Metodologia Utilizada

    Nas análises dos valores genéticos é utilizada a Metodologia de Modelos Mistos (Henderson, 1953), sendo adotado o Modelo Animal, considerando características múltiplas. As estimativas dos componentes de (co)variância utilizados nas análises foram calculadas pela combinação dos resultados da amostra da população analisada e informações constantes na literatura.


    Para a análise de composição e consistência das amostras (dados coletados no campo), utilizaram-se os pragramas: SAS - Statistical Analysis System (SAS Institute, 2002-2004); R - (R Development Core Team, 2011).
    As estimativas dos parâmetros genéticos, as avaliações genéticas e a predição das diferenças esperadas nas progênies (DEPs) são obtidas por meio do programa Intergen (CARDOSO, 2010).

    O modelo animal completo utilizado considera a matriz de parentesco entre os animais e inclui os efeitos genéticos aditivo, direto e materno, de ambiente permanente e os efeitos fixos de grupo contemporâneo, de idade da vaca e da interação entre a idade da vaca e o sexo do produto. Considera ainda, como covariáveis, a idade do animal na data da medida e a consanguinidade.

    Ressaltamos que esse modelo de avaliação, por utilizar informações de todos os indivíduos das diversas propriedades e considerar as relações de parentesco existentes entre os animais em avaliação, promove maior acurácia nas estimativas obtidas de mérito genético. Tal modelo possibilita, ainda, a obtenção da estimativa da capacidade genética de transmissão para todas as características avaliadas pelo programa (se o animal não foi avaliado diretamente são geradas informações pelo pedigree) para todo indivíduo avaliado, mesmo para animais jovens, e, por conseguinte, sem progênie. Essa capacidade de transmissão é representada, na grande maioria das avaliações hoje em andamento, pelo que se convencionou chamar de DEP.

    Na formação dos grupos contemporâneos foram incluídos os efeitos do sexo, do ano e da estação de nascimento da progênie, da fazenda na qual foi criado, regime alimentar, grupo de manejo, data da medida e os grupos genéticos do produto e da matriz.



    Informações Disponíveis para Realizar o Melhoramento

    Para realizar o melhoramento através das Características Avaliadas é necessário entender melhor o que significa a Diferença Esperada de Progênie - DEP, a Acurácia (AC) e demais valores gerados a partir das avaliações da população.

    DEP - É o indicador que estima a capacidade de um animal em transmitir para seus filhos aquela característica avaliada, ou seja, uma DEP de 4,5 de PS (Peso ao Sobreano em kg) significa, de maneira em geral, que aquele animal deve produzir filhos com 4,5 kg a mais de peso ao sobreano em relação a média de toda a população de animais avaliada pelo PampaPlus. Vale lembrar que, como um touro transmite apenas metade da sua genética para um determinado produto, a DEP deste touro é a metade do seu valor genético.

    Acurácia - Refere-se ao grau de confiança depositada na precisão da estimativa da DEP. Quanto maior o número de informações de um determinado animal, ou de seus parentes, maior será a acurácia de suas DEPs. Esta expressa em percentagem (%), como seu valor varia de 01 a 99. Quanto maior seu valor maior a confiabilidade.



    Percentil % - Serve para facilitar ainda mais a interpretação pelo criador quanto a colocação do animal na população avaliada (%). O Percentil aparece no índice geral do programa (IQG) como em todas as características avaliadas. Por exemplo, um animal no percentil 10% significa que está entre os 10% melhores daquela população para aquela característica avaliada.


    Índice Geral de Classificação - o Índice de Qualificação Genética PampaPlus (IQG)

    O Índice de Qualificação Genética (IQG) do PampaPlus foi desenvolvido, junto a Embrapa, sob orientação zootécnica da ABHB, de forma a se buscar animais das raças Hereford e Braford capazes de transmitir a seus filhos uma grande capacidade de engorda, precocidade de acabamento para abate, carcaça com peso e conformação almejado pela indústria frigorífica, e que suas filhas geradas sejam sexualmente precoces e capazes de imprimir ganho de peso às suas crias, com boa capacidade de mantença a campo.

    Através da avaliação do estágio atual dos rebanhos Hereford e Braford, das tendências futuras do mercado da carne e da situação atual e futura do agronegócio como um todo, foram escolhidas, dentre as diversas características avaliadas pelo PampaPlus, as de maior interesse para que o pecuarista, produtor de carne, obtenha o máximo de eficiência na sua produção ao observar o IQG como orientador na compra de um animal, sêmen ou embrião. Ou seja, o IQG é apenas um norteador, resumido em um único número para o produtor poder escolher uma genética Hereford e Braford de qualidade.








    Característica Avaliadas Para a Composição do Índice


    TMD - Total Materno à Desmama (kg). Indica primordialmente o potencial que o animal terá de transmitir as características de crescimento e habilidade materna às suas filhas, de forma que elas possam influenciar no peso a desmama de seus netos.


    GPD - Ganho de Peso Pós Desmama até o SobreAno (kg) . O GPD se constitui numa importante característica para produção de carne, sendo de fator essencial no melhoramento dos rebanhos de corte, tendo-se em vista que maior velocidade de ganho de peso significa menos tempo para terminação.


    PS - Peso ao SobreAno (kg). A indústria frigorífica busca animais de carcaça grande, porém com bom acabamento de gordura. Já para o produtor, o tempo para preparar um animal para abate é um fator econômico de extrema importância. Não são desejados por ele animais de porte muito grande que demoram mais a ficarem prontos para abate, e, também, os animais com grande velocidade de acabamento, mas de baixo peso para abate, pois geram menos receita na hora da venda. Por meio do PS, o IQG valoriza a medida da capacidade do animal transmitir a seus filhos ganhos genético para peso final de carcaça, porém através das correções de Musculatura e Estatura, busca-se um animal balanceado, de porte médio, que atenda às necessidades do produtor e da indústria frigorífica. Assim, o PS pondera 15% do IQG.


    M - Musculatura (1-5). Em um rebanho de corte, a seleção para musculosidade é de grande importância para obtermos animais de boa musculatura e consequentemente com mais rendimento de carne ao abate.

    E - Estatura (1-5). A medida de Estatura foi ponderada no IQG, com uma proporção de 12,5%, de forma a buscar um animal mais equilibrado em termos de altura.

    PES - Circunferência Escrotal ao SobreAno (cm). Dentre as características indicadoras de precocidade sexual nos machos e nas fêmeas e ainda, na fertilidade das filhas do animal, a medida do perímetro escrotal é de extrema relevância, pois apresenta também uma herdabilidade de magnitude média a alta. Sendo o desempenho reprodutivo um dos fatores determinantes da eficiência da produção de bovinos de corte essa característica foi considerada no IQG. Assim, o PES pondera 15% do IQG.





    Demais Características e Medidas Contidas no Relatório


    PN ? Peso ao Nascer (kg). Característica importante para determinar o uso de um reprodutor. Em rebanhos onde sejam constatados problemas de partos distócicos (trancamento) ou no acasalamento com primíparas, não é aconselhável o uso de touros com DEPs altas para peso ao nascer.


    PD - Peso a Desmama (Kg). O peso a desmama é avaliado com base em informações de DEP direta e DEP materna.

            PDd - Peso a Desmama Direto (kg) - Mede a capacidade de um animal transmitir a seus filhos o potencial de ganho de peso do nascimento a desmama, retirado o efeito da amamentação da mãe (efeito materno). Constitui-se em uma importante característica para criadores que vendem sua produção a desmama.

          PDm - Peso a Desmama Materno (kg) - A DEP materna advêm do efeito materno, ou seja, representa o efeito de outro genótipo, o da vaca, sobretudo pela habilidade materna, fortemente influenciada pela produção de leite, sobre a característica do filho, como o peso a desmama. Na prática, o efeito materno é traduzido por produção de leite, apresentando essa característica correlação elevada com o peso de desmama (maior que 60%). Uma maneira prática de você compreender a DEP maternal de um touro é interpretá-la como a diferença entre a produção dos netos de um touro quando ele é avô materno e a produção de seus netos quando ele é avô paterno. Todos os dois netos recebem metade da DEP direta do touro, mas somente os filhos das filhas desse touro recebem a influência da habilidade materna dessas fêmeas determinada pela DEP materna. Ou seja, a produção de leite da mãe está diretamente relacionada com o maior peso dos animais na fase de desmama e, a característica de peso a desmama serve de ancora para avaliarmos o efeito materno.


    PMD - Peso da Mãe ao Desmame (kg). É importante para cálculo da eficiência reprodutiva, não só da vaca como de todo o rebanho.


    CRP (1-5) = Estrutura Corporal. A estrutura é a indicação da caixa do animal, cujas dimensões a serem observadas são: comprimento, profundidade, arqueamento de costelas, abertura de peito e o comprimento e largura do quarto (de trás, de lado e de cima). Já desvios de coluna, tais como lordose e xifose, são condenáveis. Os animais são avaliados de acordo com critérios pré-definidos em escores de 1 a 5.

    CVD (1-5) = Condição Corporal da Vaca ao Desmame. A condição corporal do gado bovino é função da interação dos fatores genéticos com os de ambiente. A condição corporal, representada pela musculatura e gordura, pode ser avaliada visualmente e expressa em um índice.

    UMB (1-5) = Tamanho do Umbigo. A forma e tamanho do umbigo e prega prepucial pode interferir negativamente na capacidade reprodutiva do touro, inviabilizando muitas vezes a finalização da monta. As avaliações são tomadas a partir de uma referência do tamanho e do posicionamento do umbigo (umbigo, bainha e prepúcio). Os animais são avaliados de acordo com critérios pré-definidos em escores de 1 a 5. Esta característica é muito importante na raça Braford. DEPs negativas significam que o animal tem maior tendência a produzir filhos com menor tamanho do umbigo.

    POC (1-5) = Pigmentação Ocular. Característica desejável no Hereford e obrigatória no Braford. Os animais são avaliados de acordo com critérios pré-definidos em escores de 1 a 5, onde 1 é a ausência, nas duas raças, de qualquer pigmento na mucosa ocular nos dois olhos.

    Resumo das Avaliações 2017 e Valores médios das características e Dep's

    Para geração dos índices do PampaPlus 2017, foram considerados diretamente 90.515 animais com registros de desempenho próprio, onde 70.811 são produtos, havendo 42.876 matrizes e 1.380 touros pais na base, pertencentes a 58 propriedades e relacionados em uma matriz de parentesco que totaliza 147.261 animais.





    Valores Médios e Desvios-padrão por Raça - Ano 2017


    1 - Das Características de Crescimento



    2 - Das Dep's




    Referências Bibliográficas

    BRINKS, J. S. Expected progeny differences. Don-Arts Printers, Colorado,1990. 38p
    BERTRAND, K.; CUNDIFF, L; GOLDEN, B.; KACHMAN, S. D.; QUAAS, R.; VAN VLECK, D.; WILLIAMS, R. E. National cattle evaluation. In: BEEF IMPROVEMENT FEDERATION. Guidelines for uniform improvement programs. 8th. ed. Athens, GA, 2002. p. 50-65.
    HENDERSON, C. R. Estimation of variance and covariance components. Biometrics, v.9, p. 226-252, 1953.
    MISZTAL, I. REMLF90 Manual, 2003. Disponvel em ftp://nce.ads.uga.edu/pub/ignacy/blupf90/. Acessado em 14 de Janeiro de 2008.
    Manual técnico Programa de Melhoramento Gado de Corte Geneplus, EMBRAPA Gado de Corte. Disponível em http://geneplus.cnpgc.embrapa.br/upload/manual/tecnicogeneplus.pdf
    Relatório de Avaliação Genética PampaPlus 2017. Disponível em https://issuu.com/abhbnetherefordebraford/docs/pampaplus2017-final
    R Development Core Team (2011). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. ISBN 3-900051-07-0, URL http://www.R-project.org/.
    SAS Institute Inc., Cary, NC, USA. SAS users guide: basics. 9.13 ed. Cary, 2002-2004.





    Como Participar

    Para participar o criador deverá ser sócio da ABHB, solicitar a secretaria da associação a ficha de inscrição ou fazer download pelo site hereford.com.br ou braford.com.br, realizar as medidas e avaliações através de um avaliador credenciado pelo programa e cumprir os prazos e exigências mínimas abaixo.



    1. Comprometimento do Criador com o Programa PampaPlus

    Todo o Programa de Avaliação Genética depende da participação e comprometimentos de seus integrantes em informar corretamente os dados solicitados procurando fazer uma cópia fiel da realidade de sua propriedade quanto ao manejo alimentar e formação dos grupos de manejo no momento de proceder às avaliações, relatando as ocorrências durante o período reprodutivo e de nascimento dos animais, escolhendo um técnico capacitado para realizar as avaliações dos animais no momento do desmame e do sobreano e principalmente preencher corretamente as informações de genealogia dos produtos. Assim, preservamos a confiabilidade nos resultados obtidos e o grupo garante a evolução genética das raças Hereford e Braford.


    A seguir algumas condições a serem observadas para participar do grupo de Avaliação Genética PampaPlus:

  • Enviar todas as avaliações solicitadas nos prazos determinados;
  • Zelar pela acurácia das informações enviadas ao programa;
  • Manter em dia suas obrigações financeiras com o programa.


  • 2. Taxas

    A ABHB anualmente divulgará os valores e taxas a serem cobradas por produto nascido avaliado. Do criador será cobrada somente uma taxa por produto avaliado a desmama, ou seja, a avaliação de sobreano desse produto, do seu pai e da sua mãe está incluída nesse valor único.

    O PampaPlus fornecerá anualmente as avaliações atualizadas de todos os animais controlados no seu rebanho e de todos os Touros Avaliados no programa.



    3. Elementos Necessários às Avaliações

  • Balança individual (eletrônica ou mecânica), com boa precisão e mangueira;
  • Tatuadeira, brincos e/ou marcas para numeração à fogo no couro;
  • Livros ou cadernos de anotações; e
  • Computador para acessar o sistema Pampaplusnet e lançar os dados de cobertura das fêmeas, nascimento dos produtos e avaliações a desmama e ao sobreano.


  • 4. Condições Mínimas para Controle do Rebanho

  • Ter definido e quantificado o rebanho ou núcleo a ser controlado;
  • Possuir identificação confiável, preferencialmente permanente, como tatuagem ou marca a fogo, de todos os animais controlados pelo programa;
  • Ter o controle da estação reprodutiva da propriedade com um período definido de estação de monta e controle do período de nascimento fazendo as anotações das ocorrências e identificando os animais ao nascer anotando as datas de nascimento;
  • Condições para realizar pesagens na desmama e no sobreano; e
  • As avaliações visuais devem ser realizadas por técnico avaliador credenciado pelo PampaPlus.


  • 5. Prazos de Envio

  • 31 de maio - prazo limite para envio das avaliações de desmame que dá direito a DESCONTO. Esse prazo também visa GERAR O RELATÓRIO PRELIMINAR de DESMAME DOS MACHOS CANDIDATOS A PAC (Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores da Embrapa).
  • 15 de junho - PRAZO FINAL para os criadores enviarem as avaliações de sobreano para que seja gerado o RELATÓRIO FINAL com os CANDIDATOS A DUPLA MARCA, o SUMÁRIO das Raças e a FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO DE ACASALAMENTO de cada propriedade.
  • OBSERVAÇÃO: o desconto é de 10% sobre o valor cobrado na avaliação de desmame.



    6. Pesagens e Avaliações

            As pesagens e as avaliações dos animais são realizadas pelo criador e pelo técnico credenciado e, para que o animal receba a avaliação final é importante observar que são necessárias duas avaliações.


  • No desmame efetivamente - entre as idades de 100 e 300 dias e,
  • Outra no pós-desmame - entre as idades de 330 e 670 dias


  • 7. Modo de Envio das Informações ao PampaPlus

            Via internet pela ferramenta de lançamento dos dados, o PampaPlusnet, onde o usuário com login e senha acessa o ambiente da sua propriedade e faz os comunicados e cadastros. Esse ambiente serve para realizar:


  • Cadastro de comunicados de cobertura das fêmeas e nascimento dos produtos que serão enviados automaticamente ao setor de registro da ABHB;
  • Lançar as informações coletadas a campo referente às avaliações de desmame e sobreano dos produtos que serão enviadas ao programa de avaliação.

  • Após finalizar o cadastro, com envio ao setor responsável, será gerado um número de protocolo para controle do setor e do criador e, concomitante, um e-mail com um resumo dos animais cadastrados será enviado, via e-mail, para o criador.


    Os comunicados recebidos são submetidos a critica do setor de registro e as análises de consistência e de avaliação genética do programa e, a ABHB manterá cópia eletrônica de todos os dados e das avaliações.